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Serasa faz alteração de critérios de medição do score dos consumidores
A Serasa fez algumas mudanças na forma como a pontuação de crédito dos consumidores brasileiros são registradas pela bureal de crédito.
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A Serasa fez algumas mudanças na forma como a pontuação de crédito dos consumidores brasileiros são registradas pela bureau de crédito. Segundo informações, a atualização do Serasa Score 2.0, introduzida pela empresa em 2021, torna o histórico de pagamentos mais relevante do que a dívida associada a cada CPF.
Com essas informações, o site consegue gerar uma pontuação de 0 a 1000 para avaliar o risco de inadimplência do consumidor, e quanto mais próximo de mil, menores são as chances de uma pessoa se endividar considerando os seus antecedentes.
Em resumo, a mudança aumenta a importância do cadastro positivo – serviço que coleta detalhes sobre o comportamento de crédito e pagamentos do brasileiro – em relação à dívida, que inclui 56% do Serasa Score 2.0, enquanto os critérios para pagamento de contas passaram de 20% para 33% na última atualização.
Enquanto isso, a relevância das consultas realizadas por empresas ao CPF do consumidor caiu de 17% para 6%, o que significa que essa métrica não tem mais o mesmo peso na formação da pontuação que antes. Essa mudança deve beneficiar principalmente as pessoas que tiveram dificuldades de pagamento nos últimos anos, mas quitaram suas dívidas.
Faixa de score do Serasa
De acordo com o Valor Investe, esta atualização foi lançada apenas para o aplicativo Serasa (disponível para Android e iOS) por enquanto, então o usuário provavelmente notará diferenças na pontuação exibida no aplicativo e no navegador. Veja abaixo cada faixa de score:
- 701 a 1000 pontos: Muito bom
- 501 a 700 pontos: Bom
- 301 a 500 pontos: Normal
- 0 a 300 pontos: Baixo
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Sobre o autor / Tiago Menger
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