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INSS: Fila para recebimento de benefícios chega a 5,5 milhões

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A equipe de transição do Governo Federal disse que a fila para receber o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já chega a 5,5 milhões de brasileiros esperando para receber algum benefício.

O levantamento refere-se ao mês de setembro de 2022 e inclui pessoas que aguardam há mais de 45 dias (período máximo para avaliação) pelo recebimento de qualquer benefício, como a aposentadoria e auxílio-doença e também os cidadãos que entraram com recursos após o benefício ser negado.

O advogado e integrante do grupo de transição do governo que trata da previdência, Fabiano Silva dos Santos, diz que a intenção da equipe é resgatar o Dataprev.

O sistema Dataprev do Governo

A Dataprev é a empresa pública responsável pelo processamento e pagamento de benefícios para o Ministério da Previdência Social. “É uma empresa quebrada. Tem que fazer concursos para conseguir mais gente para trabalhar lá porque além do INSS, eles também atendem o Auxílio Brasil“, explica.

O sistema é responsável pela tecnologia dos programas sociais do governo, nos quais cerca de 35 milhões de benefícios sociais são processados ​​mensalmente. O órgão começou a trabalhar para o Ministério da Economia durante a gestão de Jair Bolsonaro.

Durante sua campanha presidencial, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a reorganização do Ministério da Previdência Social.

Fortalecimento da Previdência Social do INSS

Para o advogado, há uma grande necessidade de reforço da Previdência Social, também por parte dos próprios membros do INSS. “Precisamos recuperar o bom atendimento do instituto“, diz Santos. Nos dias de hoje, o grupo deve oferecer à Previdência Social um relatório de sugestões para que sejam postas em prática já em 2023.

Desde a utilização de um robô para a análise dos pedidos de benefícios do INSS, mais pedidos começaram a ser negados automaticamente. Isso acontece devido aos cadastros normalmente conter erros, necessitando ser analisados por um servidor, e não por um robô, dizem especialistas.

Quando o benefício é negado pela Inteligência Artificial, o cidadão sai da fila de análise e entra na fila de recurso. Além disso, o painel online do Conselho de Recursos da Previdência Social com dados do Dataprev, que publica informações como número de processos e recursos recebidos, não é atualizado desde setembro.

Veja mais:

Sobre o autor  /  Tiago Menger

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