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Falha no Pix: clientes podem ser compensados por indisponibilidade
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No início de agosto, o Ministério da Justiça informou os bancos Santander, Nubank e Inter da insolvência do Pix. Os clientes relataram problemas com o Pix e os bancos tiveram 10 dias para explicar o ocorrido à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
De acordo com clientes do banco, o método de pagamentos teve atraso na conclusão das operações. Em algumas situações, o serviço estava totalmente indisponível. O incômodo foi ainda maior devido a muitas pessoas receberem seu salário naquele dia e tirarem folga para pagar suas contas.
Bancos recebem notificação para explicar erro do Pix
Diversos usuários reclamaram da dificuldade de concluir transferências por meio de aplicativos bancários. Eles relataram que as transações começaram, mas o Pix falhou, o que impediu que a operação fosse concluída. Por conta dessa situação inesperada, o dinheiro saiu da conta, mas não chegou ao destino.
Isso gerou nos clientes muitas dúvidas e preocupações. Os clientes que usaram tentavam usar o método de pagamento PIX correram para a Internet para procurar casos e guias semelhantes e também registraram o problema. O Departamento de Justiça interveio, alegando que falhas no Pix poderiam resultar na responsabilização dos bancos por danos causados aos usuários.
A última rodada da 05 foi principalmente sobre Santander, Nubank e Inter. Os 3 respectivos prestadores de serviços podem ser responsabilizados e devem compensar seus clientes devido ao transtorno ocorrido. Os bancos responderam a questionamentos do Valor Invest em resposta às falhas do Pix.
Segundo o portal, o Nubank disse que o episódio foi corrigido no mesmo dia. Enquanto isso, o banco Inter disse que o serviço se tornou instável e que o problema seria resolvido em breve. O Santander disse à Exame Invest que a instabilidade é oportuna.
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Sobre o autor / Tiago Menger
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